
Corte de gastos: e o elevador?
agosto 3, 2020
Invista sem medo: Conheça o Quadro Estabilizador
setembro 2, 2020Projeto arquitetônico: por que deve ser feito?
Vocês já devem ter visto aqueles papeis enormes com desenhos, números e escritas nas mãos de arquitetos, construtores e engenheiros. Eles servem para materializar uma ideia, por exemplo na construção de um prédio, para que o futuro usuário daquele empreendimento não corra qualquer risco.
Para isso, existem algumas etapas antes da construção e resolvemos explicar um pouco de cada uma:
- Antes de qualquer coisa, a maior necessidade é recolher todos os dados possíveis, para definir os objetivos da obra e todo o processo que envolve o estudo do solo, para ver realmente o que pode ser feito;
- Após o levantamento dos dados vem o estudo preliminar, que é o passo do esboço inicial onde o arquiteto começa a criação do projeto e mostra para o cliente se é isso que ele espera no termino;
- Quando o cliente concorda com o projeto, já ficam definidas as dimensões e características da obra, desenvolvendo uma planta-baixa, levantando informações dos ambientes, planta de cobertura, estrutura e etc;
- Chegamos ao ponto que para o projeto ser regulamentado, precisa ser aprovado pela prefeitura municipal;
- Após essa etapa, o projeto final e completo está pronto para execução, pois o engenheiro já tem as informações que precisa como: planejamento elétrico, hidráulico, telefônico e estrutural.
Projeto arquitetônico: por que tem relação com elevador?
Para a instalação de um elevador, é necessário pelo menos as informações preliminares da construção. É através dessas informações detalhadas, que conseguimos elaborar as principais características do equipamento, como o número de pavimentos, o trafego, a velocidade do motor, a dimensão do poço e a capacidade de carga.
Mas para orçar um elevador somente quando há o projeto?
Não! Algumas vezes o edifício já está construído ou o solicitante não tem o projeto em mãos no momento, assim a Elevadores Villarta tem um time de consultores técnicos que irão agendar uma visita para ir até o local averiguar as medidas corretas.
A função do projeto arquitetônico é basicamente simplificar o processo de orçamento, pois normalmente nele já contém todos os dados necessários para o cálculo do equipamento, como: o espaço disponível, a altura do percurso, o endereço da obra e o tipo de edificação (comercial, residencial, mista, educacional…).
Agora ficou mais claro o por quê ele é importante? Esperamos que com esse post dúvidas tenham sido sanadas..
Gostou? Deixe um comentário, uma sugestão ou até mesmo uma experiência sua relacionada a este assunto.