Manutenção
Modernização
Fabricação

Guia completo

A Elevadores Villarta conta com: Guia completo.

Há mais de 40 anos somos especialistas em Manutenção de Elevadores de diversas marcas. Manutenção Preventiva, Corretiva, Manutenção modular. Podemos cuidar do seu equipamento com eficiência, economia e transparência.

Manutenção de Elevadores

Uma empresa completa: fabricação, venda, manutenção e mlodernização de elevadores dos mais variados modelos e aplicações. Do elevador de carga ao panorâmico, temos o que precisa.

Precisa de Manutenção de Elevadores?

Há mais de 40 anos somos especialistas em Manutenção de Elevadores de diversas marcas. Manutenção Preventiva, Corretiva, Manutenção modular. Podemos cuidar do seu equipamento com eficiência, economia e transparência.

Guia completo de Manutenção de Elevadores

Bem-vindo ao guia completo de manutenção de elevadores, preparado pela equipe especializada da Villarta.

Neste guia, forneceremos informações abrangentes sobre os principais aspectos da manutenção de elevadores, visando ajudar proprietários, administradores, síndicos e zeladores na compreensão deste tema.

Com as melhores práticas e diretrizes atualizadas, tudo para ajudar você a entender e implementar uma estratégia eficaz de manutenção de elevadores.

ELEVADOR

Nessa área você conhecerá mais sobre os Tipos, Partes e Especificações dos Elevadores.

Agora, vamos conhecer os principais modelos e tipos de elevador: Elevador de Passageiros, Elevador Panorâmico, Elevador de Carga, Elevador para PCDs (Pessoas com Deficiência / Plataforma Elevatória.

ELEVADOR DE PASSAGEIROS. Projetado para transportar somente pessoas em prédios de escritórios, hotéis, estádios, estabelecimentos comerciais (shoppings, mercados etc.) e residências. A capacidade varia: os modelos de elevadores Villarta, por exemplo, podem transportar de 6 a 13 passageiros, com capacidade de 450kg a quase uma tonelada e velocidades médias de 0,5 a 1,5m/s.

ELEVADOR PANORÂMICO. Projetado também para transportar somente pessoas em prédios de escritórios, hotéis, estádios, estabelecimentos comerciais (shoppings, mercados etc.) e residências. É um elevador de passageiros, a diferença fica por conta das laterais, portas e painéis em vidro que dão uma visão panorâmica do exterior. 

ELEVADORES CARGA. Projetados para transportar mercadorias e equipamentos pesados em edifícios comerciais e industriais. São 5 tipos de elevadores de carga: Elevador de Carga Classe A (Carregamento por paleteira ou carrinho hidráulico); Elevador de Carga Classe B (Transporte de Automóveis); Elevador de Carga Classe C1 (carregamento por empilhadeira motorizada com carga); Elevador de Carga Classe C2 (carregamento por empilhadeira motorizada sem carga); Elevador de Carga Classe C3 (carregamento sem empilhadeira de cargas com grande concentração de peso).

ELEVADOR PCD. A Plataforma Elevatória ou Elevador para PCD (Pessoa com Deficiência) é projetada para transportar cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Esse tipo de elevador é instalado principalmente em residências, edifícios públicos, hospitais e clínicas, no transporte público (estações de metrô, ônibus etc.), com capacidade de 250kg.

MÁQUINA DE TRAÇÃO.

Faz o movimento do elevador e sustenta o conjunto cabina e contrapeso. Os Elevadores Villarta são equipados com máquinas de tração mais compactas, sem engrenagens e nem óleo, ou seja: menos ruído e menor consumo de energia.

   

CABINA.

É o conjunto de painéis, que podem ter acabamento Inox ou aço carbono pintado. A Villarta, por exemplo, tem vários modelos de cabinas: Standard, com várias opções de portas (Unilateral, adjacentes, opostas) e aberturas (central, lateral); Cabina Panorâmica, com opções de portas e laterais em vidro; Custom, com opções de customização pelo cliente (altura, acessórios, painéis etc.).  

GUIAS.

Fixadas na caixa de corrida, as guias são responsáveis pela subida e descida em nivelamento do elevador. Além disso, auxiliam no trajeto do contrapeso. 

CONTRAPESO.

Tem a função de auxiliar a subida e descida da cabina do elevador sem precisar forçar a máquina de tração. Dessa forma – peso igual capacidade – ele sobe quando a cabina desce, descendo quando ela sobe.

PARA-CHOQUE.

Sistema de amortecimento de impacto, fica no poço do elevador. O para-choque tem a importante função de diminuir danos se a cabina ultrapassar o limite de percurso.  

ACESSÓRIOS CABINA.

A cabina do elevador tem diversos tipos de acessórios. Os principais são: IPD (LED padrão, azul); LCD colorido; corrimão tubular; Botoeiras; portas (automática ou panorâmica).

ACESSIBILIDADE.

O elevador acessível para PCDs (Pessoas com Deficiência) tem itens obrigatórios. São eles: corrimão em todos os lados da cabine, espelho no painel do fundo, portas automáticas na cabina e pavimentos, sistema de comunicação viva voz, sinalização sonora (Gongo), sistema indicador de posição digital, botões de micro contato iluminados, sinalização em Braille. 

TECNOLOGIAS.

Grandes fabricantes como a Villarta têm tecnologias de ponta para elevadores. Algumas delas: controle de acesso com reconhecimento facial ou biometria, ar condicionado, resgate automático para garantir movimentação do elevador se faltar energia, Energia Regenerativa que controla o fluxo de energia entre a rede elétrica e o motor do elevador e a reaproveita, alerta SMS sobre ocorrências no elevador, chamada antecipada e mais.

MANUTENÇÃO

Confira abaixo tudo sobre manutenção de elevadores: tipos, quem pode fazer, tempo de contrato, quanto custa e mais.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA


A Manutenção Preventiva é aquela feita regularmente para prevenir problemas e garantir o funcionamento adequado do elevador. Trata-se do cuidado periódico e planejado do equipamento, com inspeções periódicas, ajustes, lubrificação de componentes, limpeza e até mesmo substituição de peças desgastadas antes que elas causem falhas no sistema.

Temos também a Manutenção Modular, que também é preventiva, no entanto por partes do elevador (componentes, funcionalidades, itens de segurança). Trata-se de uma verificação de forma mais organizada, com objetivo de otimizar e focar as manutenções para garantir segurança e qualidade. São 5 tipos de vistorias: visual, comprovação de funcionamento, medição, limpeza e lubrificação.“

“A função da manutenção preventiva é prevenir problemas, como o próprio nome diz. Normalmente visitamos nossos clientes uma vez por mês, sendo que os técnicos inspecionam, limpam, lubrificam, ajustam e avaliam eventuais problemas do equipamento. Exemplos: lubrificação mensal das guias do elevador, verificação trimestral das condições dos cabos de tração, verificação anual do funcionamento do freio de segurança, entre outros”.

MANUTENÇÃO PROGRAMADA

A Manutenção Programada é um reparo ou melhoria programada em função de uma necessidade identificada pela manutenção preventiva.

“Entre os exemplos de Manutenção Programada estão: troca de cabos de aço, revisão do operador de portas, troca de botões e da iluminação etc.”

MANUTENÇÃO CORRETIVA

A Manutenção Corretiva é feita para corrigir falhas e problemas identificados durante a operação do elevador. Inclui, por exemplo, substituição de componentes defeituosos, reparos em sistemas elétricos ou mecânicos e resolução de problemas de segurança.

“A Manutenção Corretiva se dá quando ocorre um problema inesperado no elevador e deslocamos uma equipe para solucionar a complicação do equipamento. Por exemplo: paralisação do elevador por mau fechamento de portas, paralisação do elevador por oscilação de energia, quebra de botão etc.”

MANUTENÇÃO PREDITIVA

A Manutenção Preditiva consiste no uso de tecnologias avançadas para coletar dados em tempo real sobre o desempenho do elevador. Entre esses recursos estão os sensores e sistemas de monitoramento.

“Na Manutenção Preditiva, com base nas informações coletadas, é possível prever possíveis falhas e agendar manutenções antes que ocorram problemas graves”.

MANUTENÇÃO DE EMERGÊNCIA

A Manutenção de Emergência é aquela realizada em situações emergenciais. Ou seja, no caso de falha completa do elevador ou situações de risco iminente. 

“A Manutenção de Emergência tem o objetivo de restabelecer a operação segura do elevador o mais rápido possível”.

Somente técnicos e engenheiros devidamente treinados em sistemas de transporte vertical estão habilitados para realizar manutenção em elevadores

Os síndicos e administradores de condomínio podem contratar os serviços de uma empresa especializada e com autorização para a atividade ou até mesmo a própria fabricante. A Villarta é uma fabricante que realiza serviços de manutenção de elevadores de todas as marcas.

As manutenções preventivas devem acontecer mensalmente, para garantir segurança e conforto aos usuários. Os elevadores possuem centenas de itens de segurança que dependem de limpeza, lubrificação e ajustes para seu perfeito funcionamento.

Para registrarmos todas as manutenções realizadas pela equipe técnica, utilizamos softwares que nos capacita a controlar em tempo real as manutenções. Isso é feito através de formulários preenchidos pelos técnicos no local, captura de imagens dos serviços realizados ou dos problemas encontrados. 

Com a utilização desses softwares, o cliente tem a possibilidade de acompanhar em conjunto com a gestão da Villarta. Dessa forma, ao finalizar o atendimento, o técnico colhe uma assinatura do responsável do empreendimento e envia todo o resumo da atividade no e-mail cadastrado em nosso sistema. 

Utilizamos todos esses procedimentos para:

– Manutenção Preventiva;

– Manutenção corretiva;

– Troca de peças;

– Relatórios de Inspeções Anuais;

– Relatório de Inspeções Quinquenais.

O contrato de manutenção de elevador costuma ter entre 12 e 48 meses, com renovação e/ou reajuste anual automático. Também pode ser Sem Peças, Parcial (Algumas peças) ou Integral (quase todas as peças).

A primeira etapa para contratar um serviço de manutenção de elevador é pesquisar fornecedores. O mais correto é fazer a cotação com o fabricante original e mais duas empresas devidamente habilitadas (prefeitura, CREA, seguro etc.). Posteriormente, as empresas fazem vistoria e apresentam proposta. 

Esse processo costuma levar de 30 a 90 dias, mais o aviso prévio do contrato anterior (normalmente, de 30 dias). 

Você saberia dizer quais os sinais mostrariam que o elevador do seu prédio não está funcionando corretamente? Se não sabe, a Villarta te mostra.

Vamos conhecer os cinco principais sinais de que tem algo errado com o elevador de um condomínio, empresa ou prédio de escritórios.

CHEQUE OS DISPLAYS DO ELEVADOR.

Todos os elevadores possuem displays luminosos em cada andar, quando o equipamento apresenta algum tipo de falha deixa de marcar os andares com siglas ao invés de números para indicar o defeito.

Essas indicações podem variar conforme o fabricante, mas algumas são mais comuns (PA / SL / NS / OEI / PC / EM / Ø) ou o display pode ficar totalmente apagado em caso de mau funcionamento.

ELEVADOR PARADO COM PORTAS ABRINDO E FECHANDO.

Um dos sinais mais comuns de falhas em elevadores é quando estão parados no andar com as portas abrindo e fechando. Isso vai continuar até a chamada “falha fatal”, com o elevador parando totalmente com as portas abertas.

ELEVADOR FAZENDO BARULHO AO ABRIR E FECHAR PORTAS.

Outro sinal de problema é quando seu elevador apresenta barulhos atípicos na abertura e fechamento das portas. Isso é incomum, pois cada porta possui um contato de segurança e não deveria fazer ruídos. 

Quando tem esse barulho, é indício de desgaste de algum componente de nylon ou a porta perdeu o ajuste padrão, podendo ocasionar falhas nos contatos de segurança que confirmam se as portas estão fechadas para o elevador realizar a viagem normalmente. Nesse caso, é aconselhável sempre realizar um chamado com a manutenção.

ELEVADOR BALANÇANDO.

Além dos ruídos em viagem, se o elevador estiver se deslocando entre os pavimentos e perceber balanços dentro da cabina pode se preocupar. Abra imediatamente um chamado, pois pode ter ocorrido o desgaste das corrediças de cabina e isto pode fazer com que o elevador pare entre andares caso acione algum dispositivo de segurança.

ELEVADOR COM MUITO DESNÍVEL.

Os elevadores normalmente têm um desnível de até 30mm “3cm”, que é o máximo permitido pelas normas vigentes.

Ao entrar ou sair da cabina, fique sempre atento ao nivelamento do elevador: se for maior que 3 cm (mais ou menos dois dedos) peça para abrir um chamado para vistoria técnica, evitando que pessoas tropecem e se acidentem – principalmente idosos, crianças ou pessoas com deficiência.

Sabia que você pode reduzir custos de energia do seu elevador com algumas medidas? Vamos conhecer três delas.

MODERNIZAÇÃO.

Uma das medidas é optar pela modernização do elevador, serviço realizado por fabricantes como a  Elevadores Villarta. Com equipamentos e tecnologias mais modernas nos elevadores, dá para conseguir uma considerável redução de gastos dos condomínios e prédios de escritórios. 

Na modernização, pode-se optar pelo elevador sem engrenagem que não utiliza óleo no seu funcionamento e tem baixo consumo. Outros componentes que reduzem o consumo de energia são as máquinas de tração de imã permanente e lâmpadas de LED.

TECNOLOGIA.

Prédios que possuem dois elevadores ou mais podem instalar um novo sistema inteligente. 

Com essa tecnologia, quando os elevadores são acionados só o mais próximo ao pavimento vai até o andar chamado. Dessa forma, evita-se o gasto de deslocamento do outro elevador.

MANUTENÇÃO.

A manutenção do elevador é muito importante também para controlar os gastos. Isso porque qualquer máquina ou componente com defeito pode aumentar o consumo de energia – “quanto mais antigo o equipamento, maior o gasto de energia”.

Manter o elevador funcionando perfeitamente estende a sua vida útil, preserva a segurança dos passageiros e pode até contribuir para diminuir a conta de luz. Para se ter uma ideia, a manutenção mensal e preventiva tem a capacidade de reduzir em até 40% os gastos.

DRIVE.

Outra alternativa para condomínios e prédios de escritórios economizar energia e diminuir custos é o Drive Regenerativo Villarta, que reduz em até 75% o consumo de energia dos elevadores. É um eficiente e sustentável sistema regenerativo para elevadores, que transforma energia em eletricidade.

O Drive Regenerativo Villarta armazena em Drives a energia liberada no sobe e desce de elevadores, evitando o desperdício em forma de calor. Esta energia pode ser reutilizada em outros equipamentos da mesma rede elétrica como iluminação, computadores, ar condicionado e até outros elevadores.

Sabia que ações como manutenção preventiva e modernização do seu elevador podem reduzir contas de energia?

Se o seu condomínio possui elevador, saiba que é possível economizar no gasto dele também. A energia elétrica consumida pelo elevador corresponde a, aproximadamente, 6% dos gastos de um condomínio. 

Para se ter uma ideia, num edifício com dois elevadores, por exemplo, esse consumo equivale a cerca de 50 geladeiras. Investir em melhorias para o seu elevador significa sustentabilidade econômica e ambiental para os edifícios. 

Mantenha a manutenção do seu equipamento em dia, se certificando do bom estado das instalações elétricas, para que não haja perda de energia durante a passagem de corrente elétrica pelo fio. Nos serviços de manutenção preventiva da Villarta, por exemplo, são realizados ajustes, lubrificação e limpeza dos componentes do seu elevador.

Também é preciso pensar em modernização! Depois de modernizado, o elevador pode reduzir em até 40% os gastos com energia. 

Ao trocar componentes obsoletos por novos, o elevador tem um funcionamento mais eficiente. Ou seja, economia no consumo de energia elétrica e nas contas mensais.

O custo da manutenção de um elevador depende de vários fatores. Primeiro o tipo e idade do elevador, além de localização geográfica, empresa de manutenção contratada, escopo do contrato, entre outros.

Além do valor mensal ou anual do contrato, o custo da manutenção pode incluir taxas adicionais de visitas técnicas, peças de reposição se houver a necessidade de substituição, reparos extras em caso de quebra ou falha do equipamento etc.

BOAS PRÁTICAS PARA SEGURANÇA

E se ficar preso no elevador, o que fazer? Veja abaixo algumas de segurança nos elevadores para: usuários, empresas e condomínios.

O elevador é um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Mas isso não impede de tomarmos cuidados e precauções para evitar acidentes.

Vamos conhecer algumas dicas de segurança para usuários de elevadores em condomínios e prédios de escritórios com uma especialista no assunto, a Elevadores Villarta.

  • Não deixe crianças desacompanhadas.
  • Cuidado com animais em coleiras.
  • Não tente impedir o fechamento das portas com as mãos.
  • Não aperte os botões por diversas vezes.
  • Cuidado com chaves, cartões, carteiras por conta do vão de soleira.
  • Não segure o elevador no pavimento.
  • Não pule ou faça movimentos bruscos na cabine com ela em movimento.
  • Ao sair ou entrar verifique se não possui desnível.
  • Se ficar preso no elevador não tente sair do interior da cabine, acione o interfone e aguarde o resgate.

Você sabia que existe Seguro de Responsabilidade Civil Geral  para manutenção de elevadores? Importante saber se a empresa contratada possui algum tipo de Seguro, como o Seguro de Responsabilidade Civil Geral. 

 

Importante para a segurança e tranquilidade de quem contrata e de quem usa!

E se ficar preso no elevador, o que fazer? 

 

Apesar de raras, situações de emergência no elevador podem acontecer. Saiba o que fazer caso fique preso em elevadores parados por quebra.

 

SEM PÂNICO.

No caso do elevador parar repentinamente e você ficar preso, a primeira dica é não entrar em pânico e nem tentar sair sozinho. Basta acionar o Botão Alarme de Emergência (identificado pelo símbolo do Sino).

 

Através do Botão Alarme, no caso de uma emergência, o passageiro entrará em contato diretamente com a portaria no intercomunicador. O responsável pela portaria entrará em contato diretamente com a Assistência Técnica Villarta para o pronto atendimento.

DICAS DE CONSERVAÇÃO

Vamos fazer uma boa limpeza no elevador? Confira abaixo dicas valiosas para limpar e conservar bem os elevadores.

A Villarta separou algumas dicas de limpeza para zeladores e equipes de limpeza dos elevadores de condomínios e prédios comerciais.

Paredes, corrimões e botoeiras

Recomenda-se uma solução de detergente neutro com água morna. Basta colocar em um borrifador, umedecer um pano com o  líquido e passar nas paredes, corrimões e botoeiras do elevador. 

Em seguida, pegue um pano e umedeça-o com água limpa para retirar o excesso do último produto. Por fim, passe um pano seco, limpo e macio, retirando as possíveis manchas d’água que ficarem.

Espelhos e vidros

Para os espelhos, repita o mesmo processo acima. Entretanto, antes do início do procedimento, é preciso tirar o pó com um espanador ou um pano seco, evitando assim riscos e manchas após a limpeza.

Pisos

Para os pisos, pode ser utilizada a mesma solução de água e detergente neutro aplicada a um pano de chão (sem encharcar com o líquido). Após passar com um rodo essa solução, utilizar um pano seco para a finalização.

Soleira e luminárias.

No caso da soleira, é primordial que evite derrubar lixos e líquidos em seus vãos, pois isso pode prejudicar a abertura do elevador. Utilize aspirador de pó e um pano umedecido com sabão neutro diluído em água para fazer a limpeza. Enquanto nas luminárias, é ideal usar um espanador antes da limpeza do restante do equipamento para que caia poeira e demais sujeiras.

O elevador contém muitos componentes elétricos, por isso, tome muito cuidado com água/ produtos líquidos dentro dele. Jamais leve baldes nem aplique com borrifadores o líquido direto no equipamento. Sempre utilize um pano umedecido para a limpeza a fim de fugir de acidentes.

NORMAS E OBRIGAÇÕES

Conheça abaixo tudo sobre legislação dos elevadores. A Norma ABNT NBR 16083 (Requisitos para instruções de manutenção) e outras.

Algumas cidades já contam com órgãos fiscalizadores, em que as empresas mantenedoras precisam fazer o cadastro dos equipamentos no site da prefeitura – indicando status e características técnicas do seu equipamento.

 

Assim, o órgão pode realizar vistorias nos locais e penalizar o empreendimento com um prazo curto de adequação. Por isso, se torna vantajoso realizar uma adequação normativa no seu equipamento de forma programada. Pois se programando, a empresa poderá fazer as adequações mediante um pacote ofertado, facilitando o serviço ao condomínio.

A manutenção de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes é regulamentada pela Norma ABNT NBR 16083 (Requisitos para instruções de manutenção), garantindo a segurança dos usuários, clientes e colaboradores. Estão incluídos na norma: elevadores elétricos, elevadores hidráulicos, escadas rolantes e esteiras rolantes de passageiros.

A NBR 16083 se aplica a instruções para instalação e desmontagem, quaisquer inspeções e ensaios baseados em regulamentos nacionais, instalações já existentes. E estabelece que “somente a manutenção corretiva e preventiva realizada por pessoas de manutenção competente, em conformidade com as instruções de manutenção, pode garantir o funcionamento pretendido e seguro de uma instalação”.

Outras normas de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes

– Elevadores elétricos de passageiros / ABNT NBR 16042:2012. Traz os requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores sem casa de máquinas.

– Melhorias da segurança para construção e instalação de elevadores existentes / ABNT NBR 15597:2010. Trata dos requisitos para melhoria da segurança dos elevadores elétricos de passageiros e elevadores elétricos de passageiros e cargas.

– Elevadores unifamiliares ou de uso restrito à pessoa com mobilidade reduzida / ABNT NBR 12892:2009. Traz os requisitos de segurança para construção e instalação.

​- Elevadores de passageiros / ABNT NBR NM 313:2007. Apresenta os requisitos de segurança para construção e instalação (particulares para a acessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência).

​- Elevadores hidráulicos de passageiros / ABNT NBR NM 267:2002. Trata dos requisitos de segurança para construção e instalação

​- Elevadores de passageiros e monta-cargas / ABNT NBR NM 196-DEZ: 1999 (Guias para carros e contrapesos – Perfil T).

​- Elevadores elétricos de passageiros / ABNT NBR NM 207:1999 (requisitos de segurança para construção e instalação).

​- Elevadores e escadas rolantes / ABNT NBR 14364:1999 (Qualificação inspetores de elevadores e escadas rolantes).

​- Elevadores elétricos / ABNT NBR 10982:1990 (Padronização dispositivos de operação e sinalização).

​- Cálculos do tráfego nos elevadores / ABNT NBR 5665:1983 (Versão Corrigida: 1987).

*Lembre-se de que, embora este guia seja abrangente e informativo, ele não exime ou substituí a necessidade em seguir as recomendações da empresa certificada para manutenção do seu elevador de acordo com as normas regulatórias locais.  

Cada equipamento é único e necessita de atendimento individualizado. 

A manutenção de elevadores é um assunto sério e requer o envolvimento de profissionais qualificados. E a Villarta conta com essa vasta experiência e conhecimento técnico.  

Solicite um orçamento

 

TAGS: ,
Bem Vindo a Elevadores Villarta Selecione para atendimento via WhatsApp
  • Fabricação
  • Manutenção
  • Modernização
  • Outro assunto
  • Qual seu Estado?
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Minas Gerais
  • Paraná
  • Rio Grande do Sul
  • Distrito Federal
  • Goiás
  • Voltar
Visão geral de privacidade

Última atualização em dezembro de 2024

Obrigado por visitar o site ("Site") da Elevadores Villarta Ltda. ("Villarta"), e por seu interesse pelos produtos e serviços da Villarta.

1. Introdução

Na Villarta, esforçamo-nos para honrar a privacidade e a segurança de nossos usuários, clientes e fornecedores, bem como de seus representantes, em relação a todos os produtos, serviços, aplicativos e sites fornecidos pela Elevadores Villarta Ltda.  e qualquer uma de suas afiliadas atuando como controlador de dados sob a lei de proteção de dados aplicável. Os detalhes de contato dessas entidades controladoras de dados da Villarta podem ser encontrados nesta página:  https://villarta.com.br/politica-de-privacidade/.

2. Finalidade dos Sites

Os Sites fornecem informações sobre a Villarta

Os Sites fornecem informações gerais sobre a Villarta, seus produtos, soluções e serviços, oportunidades de carreira e informações para investidores.

Alguns dos Sites possuem formulários especiais através dos quais os visitantes interessados podem solicitar mais informações sobre os produtos e serviços da Villarta, bem como demonstrar interesse em vagas abertas na Villarta.

3. Finalidade deste Aviso de Privacidade 

Este Aviso de Privacidade explica como tratamos os seus dados pessoais

A Villarta trata os dados pessoais de acordo com a lei de proteção de dados aplicável. Para esse fim, emitimos este aviso de privacidade ("Aviso de Privacidade"). Ele descreve como coletamos e tratamos dados pessoais (i) quando você visita este Site ou (ii) quando você usa nossos produtos ou serviços ou (iii) quando você interage conosco de outra forma.

Este Aviso de Privacidade descreve os tipos de dados pessoais que a Villarta coleta, o método de coleta e as finalidades para as quais a Villarta pode usar, compartilhar ou divulgar tais dados pessoais.

O termo "dados pessoais" neste Aviso de Privacidade significa qualquer informação que identifique ou possa ser razoavelmente usada para identificar qualquer pessoa física.

Se você nos fornecer dados pessoais de outras pessoas

Se você nos fornecer dados pessoais de outras pessoas (como membros da família, colegas de trabalho), é sua responsabilidade garantir que as respectivas pessoas estejam cientes deste Aviso de Privacidade, e só nos forneça esses dados se você tiver permissão para fazê-lo, e se esses dados pessoais estiverem corretos.

4. Como entrar em contato conosco

Se você tiver dúvidas ou comentários sobre este Aviso de Privacidade, seus dados pessoais ou privacidade de dados na Villarta, entre em contato conosco em:

Elevadores Villarta Ltda.

Rua Chamantá, 973 - Vila Prudente, São Paulo - SP, 03127-001

Email: protecaodedados@villarta.com.br

A entidade acima atua como controladora de dados deste Site, de acordo com a lei de proteção de dados aplicável. O(a) Encarregado(a) de Proteção de Dados na Elevadores Villarta é a Dra. Otavia Bortoti, e qualquer contato deve se dar por meio do canal acima informado.

5. Como recolhemos e tratamos os seus Dados Pessoais

Quando, como e que tipo de dados pessoais coletamos

A Villarta trata os dados pessoais de acordo com as leis de proteção de dados aplicáveis. Podemos coletar seus dados pessoais no curso de nossos negócios, inclusive por meio do uso de nosso Site.

O Site possui formulários especiais através dos quais você pode solicitar mais informações sobre os produtos e serviços da Villarta. Quando você envia tal solicitação ou passa informações eletronicamente para a Villarta de qualquer forma (por exemplo, por meio de formulário de contato online, e-mail, preenchendo uma pesquisa com o cliente ou um formulário de feedback, através da participação em um concurso etc.), você pode ser solicitado a fornecer certas informações, incluindo, mas não limitado a, detalhes de contato, por exemplo, seu nome, cargo, empresa, endereço, número de telefone, endereço de e-mail ou linha de negócios.

Podemos registrar automaticamente certas informações técnicas

Ao usar nossos Sites, certas informações técnicas e outras são automaticamente divulgadas pelo seu computador e registradas por nós (como seu endereço de rede, o tipo de seu navegador, o site que o encaminhou ao nosso Site) para fins operacionais e de segurança e para entender melhor o uso de nossos Sites. Consulte a seção 15 deste Aviso de Privacidade ("Cookies e Outros Meios de Identificação").

6. Finalidade do Tratamento, Categorias de Dados Pessoais, Fundamentos Legais

Consulte a tabela abaixo para ver para quais finalidades tratamos (usar, armazenar, compartilhar etc.) dados pessoais, quais categorias de dados pessoais estão sendo tratadas, bem como os fundamentos legais para tais tratamentos.

Propósito Categorias de Dados Pessoais Fundamentos legais
Quando visita este Site

Os dados pessoais (ficheiros de registo) que os nossos servidores web recolhem automaticamente quando visita este Site, permitem-nos salvaguardar o funcionamento deste Site e melhorar e personalizar a sua experiência de utilizador.

Endereço IP do seu dispositivo, seu sistema operacional e o navegador utilizado, data e hora. O tratamento de seus dados pessoais é baseado em nosso interesse legítimo em gerenciar este Site e sua experiência de usuário.
Quando assina uma newsletter

Os dados pessoais que recolhemos permitem-nos enviar-lhe newsletters para mantê-lo atualizado sobre os nossos produtos e serviços.

Nome e sobrenome, nome da empresa, endereço, endereço de e-mail, número de telefone, informações sobre o produto ou serviço que você comprou ou no qual esteja interessado. Tratamos os seus dados pessoais com base no seu consentimento para receber as nossas newsletters. Você pode revogar este consentimento cancelando a assinatura deste serviço a qualquer momento.
Quando você envia uma solicitação de contato

Os dados pessoais que coletamos nos permitem tratar sua solicitação específica e nossa resposta a ela.

Detalhes de contato e informações sobre sua solicitação de contato. O tratamento dos seus dados pessoais baseia-se no nosso interesse legítimo em administrar o seu pedido e fornecer uma resposta adequada.
Quando você envia uma consulta de mídia

Os dados pessoais que coletamos nos permitem tratar sua solicitação de consulta de mídia e nossa resposta a ela.

Detalhes de contato e informações sobre sua consulta de mídia. O tratamento dos seus dados pessoais baseia-se no nosso interesse legítimo em administrar o seu pedido e fornecer uma resposta adequada.
Quando você cria uma conta em nossos Sites

Os dados pessoais que coletamos nos permitem criar e operar uma conta para você em nossos Sites.
 

Nome e sobrenome, nome da empresa, endereço, endereço de e-mail, número de telefone, bem como seu número de conta atribuído e sua senha escolhida. O tratamento de seus dados pessoais é baseado em nosso interesse legítimo de operar e manter sua conta. Você pode fechar sua conta a qualquer momento.
Quando se candidata a um emprego

Os dados pessoais que recolhemos permitem-nos tratar as suas candidaturas a emprego.

Nota: Você deve se candidatar a uma vaga conosco exclusivamente por meio de nosso site de carreira específico. Pedidos apresentados de forma diferente geralmente não serão considerados. Caso contrário, o tratamento de dados relacionado a eles é regido por este Aviso de Privacidade.

Dados de contato, a sua candidatura por escrito, CV e certificados/diplomas. O tratamento de seus dados pessoais consiste em etapas que estamos tomando a seu pedido antes de celebrar um contrato potencial com você, pois é necessário avaliar se você se qualifica para o emprego na Villarta.
Quando liga para o nosso centro de atendimento em situações de emergência. Os dados pessoais que recolhemos permitem nos comunicarmos com você em situações de emergência e atribuir um serviço de resgate.

Podemos registrar detalhes da comunicação na medida permitida pela lei aplicável.

Nome e sobrenome, localização, número de telefone, detalhes de contato, outras informações para responder à sua chamada e para alocar um serviço de resgate. Tratamos os seus dados pessoais para cumprir os requisitos legais de segurança.
Quando liga para o nosso centro de atendimento para consultas gerais

Os dados pessoais que recolhemos permitem-nos tratar o seu pedido de consulta e a nossa resposta ao mesmo. Podemos registrar detalhes da comunicação.

Nome e sobrenome, nome da empresa, endereço, endereço de e-mail, número de telefone, informações sobre sua consulta e sobre o produto ou serviço relacionado a ela. O tratamento dos seus dados pessoais baseia-se no nosso interesse legítimo em administrar o seu pedido e fornecer uma resposta adequada.
Quando você participa de pesquisas com clientes

Os dados pessoais que coletamos nos permitem receber seu feedback sobre nossos produtos e serviços, avaliar, analisar e melhorar nossos produtos e serviços e treinar nossos funcionários.

Nome e sobrenome, nome da empresa, endereço, endereço de e-mail, número de telefone, seus comentários sobre nossos produtos ou serviços. O tratamento dos seus dados pessoais baseia-se no nosso interesse legítimo em gerir a nossa relação com você e com a sua empresa e em melhorar os nossos produtos e serviços.
Quando usamos seus dados pessoais para fins de marketing

Os dados pessoais que coletamos e tratamos nos permitem oferecer nossos produtos e serviços e atividades relacionadas, por exemplo, convites para eventos para você, por telefone, e-mail ou outra forma.

Nome e sobrenome, nome da empresa, função, endereço, endereço de e-mail, número de telefone, potencialmente mais dados necessários para fins de marketing. O tratamento de seus dados pessoais é baseado em nosso interesse legítimo em oferecer nossos produtos e serviços a você.

7. Tomada de decisão automatizada, incluindo definição de perfis

Não tomamos decisões com base em perfis automatizados

Não usamos seus dados pessoais para tomar decisões com base apenas no tratamento automatizado. Além disso, não tratamos seus dados automaticamente com o objetivo de avaliar certos aspectos pessoais sobre você.

8. Durante quanto tempo conservamos os seus Dados Pessoais

Durante quanto tempo conservamos os seus dados pessoais

A Villarta toma todas as medidas razoáveis para garantir que os seus dados pessoais sejam tratados apenas pelo período mínimo necessário para os fins estabelecidos neste Aviso de Privacidade. Tratamos e retemos os seus dados pessoais durante o tempo necessário:

  • para os fins para os quais o recolhemos;
  • para o cumprimento da nossa obrigação contratual, ou seja, durante toda a relação comercial ou laboral (desde o início, durante a execução do contrato e até sua rescisão);
  • para o cumprimento de obrigações legais ou outros fins almejados com o tratamento, bem como para além desta duração, de acordo com as obrigações legais de retenção e documentação.

Os dados pessoais também podem ser retidos:

  • pelo período durante o qual os créditos possam ser reclamados contra a Villarta, ou
  • na medida em que sejamos legalmente obrigados a fazê-lo, ou
  • se interesses comerciais legítimos exigirem retenção adicional (por exemplo, para fins de prova e documentação).

Assim que seus dados pessoais não forem mais necessários para as finalidades acima mencionadas, eles serão excluídos ou anonimizados, na medida do possível.

9. Transferência de Dados Pessoais para Outras Partes

Quem tem acesso aos seus dados pessoais

Podemos, de acordo com um processo legal válido, como um mandado de busca, intimação ou ordem judicial/governamental, permitir o acesso a qualquer informação (incluindo as categorias de dados pessoais) fornecida à Villarta, a fim de cumprir tal ordem e proteger nossos direitos e propriedade. Se necessário, também podemos permitir o acesso a essas informações em situações emergenciais em que a segurança física esteja em risco.

Além disso, a Villarta reserva-se o direito de divulgar quaisquer informações obtidas de ou sobre você a terceiros em conexão com uma fusão, aquisição, falência ou venda de todos ou substancialmente todos os ativos da Villarta, na medida necessária.

Compartilhamos seus dados pessoais com terceiros fora da Villarta

Seus dados pessoais podem ser transferidos para quaisquer terceiros a quem a entidade Villarta relevante subcontrate todo esse tratamento ou parte dele. Isso pode incluir, por exemplo, provedores de serviços de marketing eletrônico, provedores de hospedagem, suporte técnico e quaisquer outras funções relevantes.

Eles tratarão esses dados pessoais apenas para os fins listados neste Aviso de Privacidade e concordarão em tratá-los de acordo com ele. Eles só podem tratar seus dados pessoais da mesma forma que a Villarta está autorizada a tratá-los.

Não vendemos seus dados pessoais

Salvo disposição em contrário neste Aviso de Privacidade ou em outras declarações de proteção de dados aplicáveis em circunstâncias específicas, não vendemos, trocamos, licenciamos ou alugamos seus dados pessoais a terceiros externos à Villarta.

10. Seus direitos

Como acessar seus dados pessoais e fazer uso dos seus outros direitos

Você tem alguns direitos em relação aos seus dados pessoais. Você pode exercer esses direitos enviando sua solicitação para protecaodedados@villarta.com.br.

Você terá que incluir os seus dados pessoais, bem como alguns meios de verificação da sua identidade (por exemplo, cópia do documento de identidade ou carteira de habilitação). Se a solicitação for enviada por uma pessoa que não seja você, sem fornecer provas de que a solicitação é feita legitimamente em seu nome, a solicitação será rejeitada.

Observe que a Villarta se reserva o direito de não atender a solicitações que se demonstrem excessivas ou um uso indevido do direito.

Observe também que alguns desses direitos podem ser limitados, por exemplo, quando a Villarta tem um interesse superior ou uma obrigação legal de tratar seus dados pessoais.

  • Direito de acesso e portabilidade de dados

Você tem o direito de obter a confirmação de que a Villarta trata seus dados pessoais e, em caso afirmativo, obter acesso a uma cópia deles.

Para certos tipos de dados, você também pode ter direito à portabilidade de dados.

  • Direito de retificação e direito de eliminação

Você tem o direito de solicitar a retificação ou a eliminação de seus dados pessoais, desde que os requisitos legais aplicáveis sejam atendidos. O direito à eliminação está sujeito a várias exceções, por exemplo, mas não limitado a quando o tratamento de seus dados pessoais é necessário para exercício de direitos em processos judiciais ou para o cumprimento de obrigação legal de retenção.

  • Direito à restrição, direito de oposição e retirada do consentimento

Em determinadas situações, você tem o direito de solicitar a restrição do tratamento de seus dados, por exemplo, quando alega que seus dados pessoais em nossos sistemas não estão corretos, durante o tempo que precisamos para verificar a precisão dos dados.

Você tem o direito de se opor ao tratamento de seus dados pessoais, situação em que não trataremos mais seus dados, exceto se pudermos demonstrar fundamentos legais convincentes para fundamentar a continuidade do tratamento de seus dados pessoais.

Quando qualquer tratamento for baseado em consentimento, você tem o direito de retirar esse consentimento a qualquer momento (o que não afetará a legalidade do tratamento antes da retirada do consentimento).

  • Direito de apresentar uma reclamação às autoridades de controle

Você tem o direito de apresentar uma reclamação junto de uma autoridade de controle, em particular a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

11. Como protegemos os seus Dados Pessoais

Segurança e confidencialidade dos seus dados pessoais

Estamos empenhados em manter os seus dados pessoais seguros e, para isso, implementamos políticas, regras e medidas técnicas de segurança da informação adequadas para proteger os seus dados pessoais contra acesso não autorizado, uso ou divulgação indevidos, modificação não autorizada e destruição ilegal ou perda acidental.

Todos os nossos empregados, parceiros, consultores e operadores de dados (ou seja, aqueles que processam seus dados pessoais em nosso nome, para os fins listados acima), que têm acesso e estão associados ao tratamento de seus dados pessoais, são obrigados a respeitar a confidencialidade de tais dados.

12. Dados Pessoais de Crianças e Adolescentes

Ausência de coleta de dados pessoais de crianças e adolescentes

A Villarta não coleta intencionalmente informações de crianças e adolescentes. Se a Villarta souber que uma criança ou adolescente lhe forneceu dados pessoais, envidará esforços razoáveis para remover essas informações de seus arquivos.

13. Links para outros sites

Podemos fornecer links para sites que não sejam da Villarta

Este Aviso de Privacidade se aplica apenas a este Site, e não a sites de propriedade de terceiros. Podemos fornecer links para outros sites que acreditamos serem de seu interesse. No entanto, não podemos garantir os padrões de privacidade de tais sites e nos isentamos de qualquer responsabilidade por eles.

Este Aviso de Privacidade não é aplicável a qualquer site vinculado que não seja da Villarta.

Sempre que você abrir um link para outros sites, você deve ter cautela e ler as políticas de privacidade dos sites em questão.

14. Uso de Plug-ins de Mídia Social

 

O que são plug-ins de mídia social (por exemplo, Facebook, Twitter, YouTube, Instagram ou LinkedIn)?

O Site pode ativar Plug-ins de Mídia Social. Os plug-ins de mídia social permitem que o Site integre a funcionalidade de mídia social para a conveniência dos usuários. Tais Plug-ins de Mídia Social são extensões independentes dos provedores da respectiva rede de mídia social. A Villarta não tem influência sobre o tipo e a quantidade de dados coletados por meio de tais plug-ins de mídia social e armazenados por seus provedores. Se você usar plug-ins de mídia social, você enviará informações identificáveis para a respectiva plataforma de mídia social.

Isenção de responsabilidade

Quaisquer comentários ou atividades decorrentes de pessoas que usam Plug-ins de Mídia Social não são controlados ou endossados pela Villarta, e a Villarta não será responsabilizada por isso. As pessoas que compartilham o conteúdo da Villarta por meio de plug-ins de mídia social não estão autorizadas a falar por ou representar a Villarta. Seus pontos de vista e opiniões devem ser estritamente considerados como seus e não como da Villarta.

As disposições em nossos Termos e Condições e neste Aviso de Privacidade relacionadas a links para outros sites também se aplicam a Plug-ins de Mídia Social.

15. Cookies e outros meios de identificação

O que é um cookie

Um cookie é um pequeno pedaço de dados que um site armazena no computador ou dispositivo móvel do visitante. Eles são amplamente utilizados para fazer com que o Site funcione, ou funcione de forma mais eficiente, bem como para fornecer informações aos proprietários do Site.

Nosso uso de cookies

Nosso Site usa cookies, pixel tags e outras formas de identificação e armazenamento local (conjuntamente referidos como “Cookies") para distingui-lo de outros usuários de nosso Site. Isso nos ajuda a fornecer uma boa experiência quando você navega em nosso Site e também nos permite melhorar nosso Site e nossos serviços.

Você pode obter mais informações sobre os cookies que usamos em nosso Site lendo nosso Aviso de Cookies https://villarta.com.br/aviso-de-cookies-configuracoes/.

16. Alterações a este Aviso de Privacidade 

Reservamo-nos o direito de modificar este Aviso de Privacidade sempre que necessário, por exemplo, após mudanças nas leis ou regulamentos e de acordo com a política de privacidade interna da Villarta e outras políticas internas. Aconselhamos que você visite este Site regularmente para verificar eventuais alterações.