Guia completo de Manutenção de Elevadores

Bem-vindo ao guia completo de manutenção de elevadores, preparado pela equipe especializada da Villarta.

Neste guia, forneceremos informações abrangentes sobre os principais aspectos da manutenção de elevadores, visando ajudar proprietários, administradores, síndicos e zeladores na compreensão deste tema.

Com as melhores práticas e diretrizes atualizadas, tudo para ajudar você a entender e implementar uma estratégia eficaz de manutenção de elevadores.

ELEVADOR

Nessa área você conhecerá mais sobre os Tipos, Partes e Especificações dos Elevadores.

Agora, vamos conhecer os principais modelos e tipos de elevador: Elevador de Passageiros, Elevador Panorâmico, Elevador de Carga, Elevador para PCDs (Pessoas com Deficiência / Plataforma Elevatória.

ELEVADOR DE PASSAGEIROS. Projetado para transportar somente pessoas em prédios de escritórios, hotéis, estádios, estabelecimentos comerciais (shoppings, mercados etc.) e residências. A capacidade varia: os modelos de elevadores Villarta, por exemplo, podem transportar de 6 a 13 passageiros, com capacidade de 450kg a quase uma tonelada e velocidades médias de 0,5 a 1,5m/s.

ELEVADOR PANORÂMICO. Projetado também para transportar somente pessoas em prédios de escritórios, hotéis, estádios, estabelecimentos comerciais (shoppings, mercados etc.) e residências. É um elevador de passageiros, a diferença fica por conta das laterais, portas e painéis em vidro que dão uma visão panorâmica do exterior. 

ELEVADORES CARGA. Projetados para transportar mercadorias e equipamentos pesados em edifícios comerciais e industriais. São 5 tipos de elevadores de carga: Elevador de Carga Classe A (Carregamento por paleteira ou carrinho hidráulico); Elevador de Carga Classe B (Transporte de Automóveis); Elevador de Carga Classe C1 (carregamento por empilhadeira motorizada com carga); Elevador de Carga Classe C2 (carregamento por empilhadeira motorizada sem carga); Elevador de Carga Classe C3 (carregamento sem empilhadeira de cargas com grande concentração de peso).

ELEVADOR PCD. A Plataforma Elevatória ou Elevador para PCD (Pessoa com Deficiência) é projetada para transportar cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Esse tipo de elevador é instalado principalmente em residências, edifícios públicos, hospitais e clínicas, no transporte público (estações de metrô, ônibus etc.), com capacidade de 250kg.

MÁQUINA DE TRAÇÃO.

Faz o movimento do elevador e sustenta o conjunto cabina e contrapeso. Os Elevadores Villarta são equipados com máquinas de tração mais compactas, sem engrenagens e nem óleo, ou seja: menos ruído e menor consumo de energia.

   

CABINA.

É o conjunto de painéis, que podem ter acabamento Inox ou aço carbono pintado. A Villarta, por exemplo, tem vários modelos de cabinas: Standard, com várias opções de portas (Unilateral, adjacentes, opostas) e aberturas (central, lateral); Cabina Panorâmica, com opções de portas e laterais em vidro; Custom, com opções de customização pelo cliente (altura, acessórios, painéis etc.).  

GUIAS.

Fixadas na caixa de corrida, as guias são responsáveis pela subida e descida em nivelamento do elevador. Além disso, auxiliam no trajeto do contrapeso. 

CONTRAPESO.

Tem a função de auxiliar a subida e descida da cabina do elevador sem precisar forçar a máquina de tração. Dessa forma – peso igual capacidade – ele sobe quando a cabina desce, descendo quando ela sobe.

PARA-CHOQUE.

Sistema de amortecimento de impacto, fica no poço do elevador. O para-choque tem a importante função de diminuir danos se a cabina ultrapassar o limite de percurso.  

ACESSÓRIOS CABINA.

A cabina do elevador tem diversos tipos de acessórios. Os principais são: IPD (LED padrão, azul); LCD colorido; corrimão tubular; Botoeiras; portas (automática ou panorâmica).

ACESSIBILIDADE.

O elevador acessível para PCDs (Pessoas com Deficiência) tem itens obrigatórios. São eles: corrimão em todos os lados da cabine, espelho no painel do fundo, portas automáticas na cabina e pavimentos, sistema de comunicação viva voz, sinalização sonora (Gongo), sistema indicador de posição digital, botões de micro contato iluminados, sinalização em Braille. 

TECNOLOGIAS.

Grandes fabricantes como a Villarta têm tecnologias de ponta para elevadores. Algumas delas: controle de acesso com reconhecimento facial ou biometria, ar condicionado, resgate automático para garantir movimentação do elevador se faltar energia, Energia Regenerativa que controla o fluxo de energia entre a rede elétrica e o motor do elevador e a reaproveita, alerta SMS sobre ocorrências no elevador, chamada antecipada e mais.

MANUTENÇÃO

Confira abaixo tudo sobre manutenção de elevadores: tipos, quem pode fazer, tempo de contrato, quanto custa e mais.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA


A Manutenção Preventiva é aquela feita regularmente para prevenir problemas e garantir o funcionamento adequado do elevador. Trata-se do cuidado periódico e planejado do equipamento, com inspeções periódicas, ajustes, lubrificação de componentes, limpeza e até mesmo substituição de peças desgastadas antes que elas causem falhas no sistema.

Temos também a Manutenção Modular, que também é preventiva, no entanto por partes do elevador (componentes, funcionalidades, itens de segurança). Trata-se de uma verificação de forma mais organizada, com objetivo de otimizar e focar as manutenções para garantir segurança e qualidade. São 5 tipos de vistorias: visual, comprovação de funcionamento, medição, limpeza e lubrificação.“

“A função da manutenção preventiva é prevenir problemas, como o próprio nome diz. Normalmente visitamos nossos clientes uma vez por mês, sendo que os técnicos inspecionam, limpam, lubrificam, ajustam e avaliam eventuais problemas do equipamento. Exemplos: lubrificação mensal das guias do elevador, verificação trimestral das condições dos cabos de tração, verificação anual do funcionamento do freio de segurança, entre outros”.

MANUTENÇÃO PROGRAMADA

A Manutenção Programada é um reparo ou melhoria programada em função de uma necessidade identificada pela manutenção preventiva.

“Entre os exemplos de Manutenção Programada estão: troca de cabos de aço, revisão do operador de portas, troca de botões e da iluminação etc.”

MANUTENÇÃO CORRETIVA

A Manutenção Corretiva é feita para corrigir falhas e problemas identificados durante a operação do elevador. Inclui, por exemplo, substituição de componentes defeituosos, reparos em sistemas elétricos ou mecânicos e resolução de problemas de segurança.

“A Manutenção Corretiva se dá quando ocorre um problema inesperado no elevador e deslocamos uma equipe para solucionar a complicação do equipamento. Por exemplo: paralisação do elevador por mau fechamento de portas, paralisação do elevador por oscilação de energia, quebra de botão etc.”

MANUTENÇÃO PREDITIVA

A Manutenção Preditiva consiste no uso de tecnologias avançadas para coletar dados em tempo real sobre o desempenho do elevador. Entre esses recursos estão os sensores e sistemas de monitoramento.

“Na Manutenção Preditiva, com base nas informações coletadas, é possível prever possíveis falhas e agendar manutenções antes que ocorram problemas graves”.

MANUTENÇÃO DE EMERGÊNCIA

A Manutenção de Emergência é aquela realizada em situações emergenciais. Ou seja, no caso de falha completa do elevador ou situações de risco iminente. 

“A Manutenção de Emergência tem o objetivo de restabelecer a operação segura do elevador o mais rápido possível”.

Somente técnicos e engenheiros devidamente treinados em sistemas de transporte vertical estão habilitados para realizar manutenção em elevadores

Os síndicos e administradores de condomínio podem contratar os serviços de uma empresa especializada e com autorização para a atividade ou até mesmo a própria fabricante. A Villarta é uma fabricante que realiza serviços de manutenção de elevadores de todas as marcas.

As manutenções preventivas devem acontecer mensalmente, para garantir segurança e conforto aos usuários. Os elevadores possuem centenas de itens de segurança que dependem de limpeza, lubrificação e ajustes para seu perfeito funcionamento.

Para registrarmos todas as manutenções realizadas pela equipe técnica, utilizamos softwares que nos capacita a controlar em tempo real as manutenções. Isso é feito através de formulários preenchidos pelos técnicos no local, captura de imagens dos serviços realizados ou dos problemas encontrados. 

Com a utilização desses softwares, o cliente tem a possibilidade de acompanhar em conjunto com a gestão da Villarta. Dessa forma, ao finalizar o atendimento, o técnico colhe uma assinatura do responsável do empreendimento e envia todo o resumo da atividade no e-mail cadastrado em nosso sistema. 

Utilizamos todos esses procedimentos para:

– Manutenção Preventiva;

– Manutenção corretiva;

– Troca de peças;

– Relatórios de Inspeções Anuais;

– Relatório de Inspeções Quinquenais.

O contrato de manutenção de elevador costuma ter entre 12 e 48 meses, com renovação e/ou reajuste anual automático. Também pode ser Sem Peças, Parcial (Algumas peças) ou Integral (quase todas as peças).

A primeira etapa para contratar um serviço de manutenção de elevador é pesquisar fornecedores. O mais correto é fazer a cotação com o fabricante original e mais duas empresas devidamente habilitadas (prefeitura, CREA, seguro etc.). Posteriormente, as empresas fazem vistoria e apresentam proposta. 

Esse processo costuma levar de 30 a 90 dias, mais o aviso prévio do contrato anterior (normalmente, de 30 dias). 

Você saberia dizer quais os sinais mostrariam que o elevador do seu prédio não está funcionando corretamente? Se não sabe, a Villarta te mostra.

Vamos conhecer os cinco principais sinais de que tem algo errado com o elevador de um condomínio, empresa ou prédio de escritórios.

CHEQUE OS DISPLAYS DO ELEVADOR.

Todos os elevadores possuem displays luminosos em cada andar, quando o equipamento apresenta algum tipo de falha deixa de marcar os andares com siglas ao invés de números para indicar o defeito.

Essas indicações podem variar conforme o fabricante, mas algumas são mais comuns (PA / SL / NS / OEI / PC / EM / Ø) ou o display pode ficar totalmente apagado em caso de mau funcionamento.

ELEVADOR PARADO COM PORTAS ABRINDO E FECHANDO.

Um dos sinais mais comuns de falhas em elevadores é quando estão parados no andar com as portas abrindo e fechando. Isso vai continuar até a chamada “falha fatal”, com o elevador parando totalmente com as portas abertas.

ELEVADOR FAZENDO BARULHO AO ABRIR E FECHAR PORTAS.

Outro sinal de problema é quando seu elevador apresenta barulhos atípicos na abertura e fechamento das portas. Isso é incomum, pois cada porta possui um contato de segurança e não deveria fazer ruídos. 

Quando tem esse barulho, é indício de desgaste de algum componente de nylon ou a porta perdeu o ajuste padrão, podendo ocasionar falhas nos contatos de segurança que confirmam se as portas estão fechadas para o elevador realizar a viagem normalmente. Nesse caso, é aconselhável sempre realizar um chamado com a manutenção.

ELEVADOR BALANÇANDO.

Além dos ruídos em viagem, se o elevador estiver se deslocando entre os pavimentos e perceber balanços dentro da cabina pode se preocupar. Abra imediatamente um chamado, pois pode ter ocorrido o desgaste das corrediças de cabina e isto pode fazer com que o elevador pare entre andares caso acione algum dispositivo de segurança.

ELEVADOR COM MUITO DESNÍVEL.

Os elevadores normalmente têm um desnível de até 30mm “3cm”, que é o máximo permitido pelas normas vigentes.

Ao entrar ou sair da cabina, fique sempre atento ao nivelamento do elevador: se for maior que 3 cm (mais ou menos dois dedos) peça para abrir um chamado para vistoria técnica, evitando que pessoas tropecem e se acidentem – principalmente idosos, crianças ou pessoas com deficiência.

Sabia que você pode reduzir custos de energia do seu elevador com algumas medidas? Vamos conhecer três delas.

MODERNIZAÇÃO.

Uma das medidas é optar pela modernização do elevador, serviço realizado por fabricantes como a  Elevadores Villarta. Com equipamentos e tecnologias mais modernas nos elevadores, dá para conseguir uma considerável redução de gastos dos condomínios e prédios de escritórios. 

Na modernização, pode-se optar pelo elevador sem engrenagem que não utiliza óleo no seu funcionamento e tem baixo consumo. Outros componentes que reduzem o consumo de energia são as máquinas de tração de imã permanente e lâmpadas de LED.

TECNOLOGIA.

Prédios que possuem dois elevadores ou mais podem instalar um novo sistema inteligente. 

Com essa tecnologia, quando os elevadores são acionados só o mais próximo ao pavimento vai até o andar chamado. Dessa forma, evita-se o gasto de deslocamento do outro elevador.

MANUTENÇÃO.

A manutenção do elevador é muito importante também para controlar os gastos. Isso porque qualquer máquina ou componente com defeito pode aumentar o consumo de energia – “quanto mais antigo o equipamento, maior o gasto de energia”.

Manter o elevador funcionando perfeitamente estende a sua vida útil, preserva a segurança dos passageiros e pode até contribuir para diminuir a conta de luz. Para se ter uma ideia, a manutenção mensal e preventiva tem a capacidade de reduzir em até 40% os gastos.

DRIVE.

Outra alternativa para condomínios e prédios de escritórios economizar energia e diminuir custos é o Drive Regenerativo Villarta, que reduz em até 75% o consumo de energia dos elevadores. É um eficiente e sustentável sistema regenerativo para elevadores, que transforma energia em eletricidade.

O Drive Regenerativo Villarta armazena em Drives a energia liberada no sobe e desce de elevadores, evitando o desperdício em forma de calor. Esta energia pode ser reutilizada em outros equipamentos da mesma rede elétrica como iluminação, computadores, ar condicionado e até outros elevadores.

Sabia que ações como manutenção preventiva e modernização do seu elevador podem reduzir contas de energia?

Se o seu condomínio possui elevador, saiba que é possível economizar no gasto dele também. A energia elétrica consumida pelo elevador corresponde a, aproximadamente, 6% dos gastos de um condomínio. 

Para se ter uma ideia, num edifício com dois elevadores, por exemplo, esse consumo equivale a cerca de 50 geladeiras. Investir em melhorias para o seu elevador significa sustentabilidade econômica e ambiental para os edifícios. 

Mantenha a manutenção do seu equipamento em dia, se certificando do bom estado das instalações elétricas, para que não haja perda de energia durante a passagem de corrente elétrica pelo fio. Nos serviços de manutenção preventiva da Villarta, por exemplo, são realizados ajustes, lubrificação e limpeza dos componentes do seu elevador.

Também é preciso pensar em modernização! Depois de modernizado, o elevador pode reduzir em até 40% os gastos com energia. 

Ao trocar componentes obsoletos por novos, o elevador tem um funcionamento mais eficiente. Ou seja, economia no consumo de energia elétrica e nas contas mensais.

O custo da manutenção de um elevador depende de vários fatores. Primeiro o tipo e idade do elevador, além de localização geográfica, empresa de manutenção contratada, escopo do contrato, entre outros.

Além do valor mensal ou anual do contrato, o custo da manutenção pode incluir taxas adicionais de visitas técnicas, peças de reposição se houver a necessidade de substituição, reparos extras em caso de quebra ou falha do equipamento etc.

BOAS PRÁTICAS PARA SEGURANÇA

E se ficar preso no elevador, o que fazer? Veja abaixo algumas de segurança nos elevadores para: usuários, empresas e condomínios.

O elevador é um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Mas isso não impede de tomarmos cuidados e precauções para evitar acidentes.

Vamos conhecer algumas dicas de segurança para usuários de elevadores em condomínios e prédios de escritórios com uma especialista no assunto, a Elevadores Villarta.

  • Não deixe crianças desacompanhadas.
  • Cuidado com animais em coleiras.
  • Não tente impedir o fechamento das portas com as mãos.
  • Não aperte os botões por diversas vezes.
  • Cuidado com chaves, cartões, carteiras por conta do vão de soleira.
  • Não segure o elevador no pavimento.
  • Não pule ou faça movimentos bruscos na cabine com ela em movimento.
  • Ao sair ou entrar verifique se não possui desnível.
  • Se ficar preso no elevador não tente sair do interior da cabine, acione o interfone e aguarde o resgate.

Você sabia que existe Seguro de Responsabilidade Civil Geral  para manutenção de elevadores? Importante saber se a empresa contratada possui algum tipo de Seguro, como o Seguro de Responsabilidade Civil Geral. 

 

Importante para a segurança e tranquilidade de quem contrata e de quem usa!

E se ficar preso no elevador, o que fazer? 

 

Apesar de raras, situações de emergência no elevador podem acontecer. Saiba o que fazer caso fique preso em elevadores parados por quebra.

 

SEM PÂNICO.

No caso do elevador parar repentinamente e você ficar preso, a primeira dica é não entrar em pânico e nem tentar sair sozinho. Basta acionar o Botão Alarme de Emergência (identificado pelo símbolo do Sino).

 

Através do Botão Alarme, no caso de uma emergência, o passageiro entrará em contato diretamente com a portaria no intercomunicador. O responsável pela portaria entrará em contato diretamente com a Assistência Técnica Villarta para o pronto atendimento.

DICAS DE CONSERVAÇÃO

Vamos fazer uma boa limpeza no elevador? Confira abaixo dicas valiosas para limpar e conservar bem os elevadores.

A Villarta separou algumas dicas de limpeza para zeladores e equipes de limpeza dos elevadores de condomínios e prédios comerciais.

Paredes, corrimões e botoeiras

Recomenda-se uma solução de detergente neutro com água morna. Basta colocar em um borrifador, umedecer um pano com o  líquido e passar nas paredes, corrimões e botoeiras do elevador. 

Em seguida, pegue um pano e umedeça-o com água limpa para retirar o excesso do último produto. Por fim, passe um pano seco, limpo e macio, retirando as possíveis manchas d’água que ficarem.

Espelhos e vidros

Para os espelhos, repita o mesmo processo acima. Entretanto, antes do início do procedimento, é preciso tirar o pó com um espanador ou um pano seco, evitando assim riscos e manchas após a limpeza.

Pisos

Para os pisos, pode ser utilizada a mesma solução de água e detergente neutro aplicada a um pano de chão (sem encharcar com o líquido). Após passar com um rodo essa solução, utilizar um pano seco para a finalização.

Soleira e luminárias.

No caso da soleira, é primordial que evite derrubar lixos e líquidos em seus vãos, pois isso pode prejudicar a abertura do elevador. Utilize aspirador de pó e um pano umedecido com sabão neutro diluído em água para fazer a limpeza. Enquanto nas luminárias, é ideal usar um espanador antes da limpeza do restante do equipamento para que caia poeira e demais sujeiras.

O elevador contém muitos componentes elétricos, por isso, tome muito cuidado com água/ produtos líquidos dentro dele. Jamais leve baldes nem aplique com borrifadores o líquido direto no equipamento. Sempre utilize um pano umedecido para a limpeza a fim de fugir de acidentes.

NORMAS E OBRIGAÇÕES

Conheça abaixo tudo sobre legislação dos elevadores. A Norma ABNT NBR 16083 (Requisitos para instruções de manutenção) e outras.

Algumas cidades já contam com órgãos fiscalizadores, em que as empresas mantenedoras precisam fazer o cadastro dos equipamentos no site da prefeitura – indicando status e características técnicas do seu equipamento.

 

Assim, o órgão pode realizar vistorias nos locais e penalizar o empreendimento com um prazo curto de adequação. Por isso, se torna vantajoso realizar uma adequação normativa no seu equipamento de forma programada. Pois se programando, a empresa poderá fazer as adequações mediante um pacote ofertado, facilitando o serviço ao condomínio.

A manutenção de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes é regulamentada pela Norma ABNT NBR 16083 (Requisitos para instruções de manutenção), garantindo a segurança dos usuários, clientes e colaboradores. Estão incluídos na norma: elevadores elétricos, elevadores hidráulicos, escadas rolantes e esteiras rolantes de passageiros.

A NBR 16083 se aplica a instruções para instalação e desmontagem, quaisquer inspeções e ensaios baseados em regulamentos nacionais, instalações já existentes. E estabelece que “somente a manutenção corretiva e preventiva realizada por pessoas de manutenção competente, em conformidade com as instruções de manutenção, pode garantir o funcionamento pretendido e seguro de uma instalação”.

Outras normas de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes

– Elevadores elétricos de passageiros / ABNT NBR 16042:2012. Traz os requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores sem casa de máquinas.

– Melhorias da segurança para construção e instalação de elevadores existentes / ABNT NBR 15597:2010. Trata dos requisitos para melhoria da segurança dos elevadores elétricos de passageiros e elevadores elétricos de passageiros e cargas.

– Elevadores unifamiliares ou de uso restrito à pessoa com mobilidade reduzida / ABNT NBR 12892:2009. Traz os requisitos de segurança para construção e instalação.

​- Elevadores de passageiros / ABNT NBR NM 313:2007. Apresenta os requisitos de segurança para construção e instalação (particulares para a acessibilidade das pessoas, incluindo pessoas com deficiência).

​- Elevadores hidráulicos de passageiros / ABNT NBR NM 267:2002. Trata dos requisitos de segurança para construção e instalação

​- Elevadores de passageiros e monta-cargas / ABNT NBR NM 196-DEZ: 1999 (Guias para carros e contrapesos – Perfil T).

​- Elevadores elétricos de passageiros / ABNT NBR NM 207:1999 (requisitos de segurança para construção e instalação).

​- Elevadores e escadas rolantes / ABNT NBR 14364:1999 (Qualificação inspetores de elevadores e escadas rolantes).

​- Elevadores elétricos / ABNT NBR 10982:1990 (Padronização dispositivos de operação e sinalização).

​- Cálculos do tráfego nos elevadores / ABNT NBR 5665:1983 (Versão Corrigida: 1987).

*Lembre-se de que, embora este guia seja abrangente e informativo, ele não exime ou substituí a necessidade em seguir as recomendações da empresa certificada para manutenção do seu elevador de acordo com as normas regulatórias locais.  

Cada equipamento é único e necessita de atendimento individualizado. 

A manutenção de elevadores é um assunto sério e requer o envolvimento de profissionais qualificados. E a Villarta conta com essa vasta experiência e conhecimento técnico.  

Solicite um orçamento