Dia do Meio Ambiente – 05 de Junho

O Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) foi criado em 1972 pela ONU (Organização das Nações Unidas) em uma conferência que reuniu diversos países que decidiram lutar em favor da preservação do meio ambiente e do ecossistema de toda a Terra.

Este dia tem por objetivo conscientizar a respeito da importância de preservar nosso planeta, já que com o avanço da globalização e com o aumento do consumo, a humanidade vem criando cada vez mais lixo que está se entulhando e acumulando, não só poluindo, mas também esgotando nossos recursos naturais.

A intenção primordial desta data é distribuir conteúdo relevante à população mundial sobre os impactos que a própria sociedade causa no meio ambiente e que com isso, nós, os agentes de toda essa destruição, tomemos uma atitude consciente em relação às nossas ações e em como tratamos nossa Terra mãe.

Veja algumas dicas que ajudam na preservação do meio ambiente:

  • Economia de água e energia;

Atitudes simples como fechar a torneira enquanto estiver ensaboando a louça ou escovando os dentes colaboram e muito com o planeta. Além disso, lembre-se de desligar da tomada equipamentos eletrônicos que não estão sendo utilizados e manter as luzes apagadas de cômodos em que não há ninguém ou há grande presença de iluminação natural.

  • Não compre animais silvestres sem autorização;

Além de causar desequilíbrio no ecossistema ao transferir um animal de seu habitat e colaborar para a extinção, esses animais sofrem com o transporte, sendo colocados em lugares sufocantes sem comida nem água, por exemplo, dentro de garrafinhas de água.

  • Evite hábitos consumistas comprando apenas o que for necessário;

Atualmente vivemos num mundo no qual a compra ficou facilitada pelo meio digital. Por isso, a consciência junto a aquisição é essencial para não gerarmos mais lixo com a compra desnecessária de alguns produtos.

  • Sempre que possível, deixe seu carro em casa;

Claro que em meio a pandemia atual, fica fora de cogitação optar por transportes públicos, mas ainda há outras opções como ir a pé para locais próximos ou fazer o uso da bicicleta. Lembre-se, nas circunstâncias atuais só saia de casa quando realmente necessário.

  • Prefira comprar de empresas que apresentam responsabilidade socioambiental;

Em função do esgotamento dos nossos recursos naturais, ter responsabilidade socioambiental é um critério muito importante a ser avaliado em uma marca. Procure conhecer a empresa, suas ações na sociedade e o quão impactante seus produtos são para o meio ambiente.

  • Reaproveite e recicle;

Alguns municípios já contam com o caminhão da coleta seletiva, sendo de extrema importância para a reciclagem de materiais como plásticos, vidros e alumínios. Além disso, sempre que tiver um produto que não use mais, tente vê-lo com outros olhos a fim de reaproveitá-lo.

A Villarta Elevadores é uma empresa que apoia esta causa e que mira na sustentabilidade de maneira a evitar gastos e desperdícios dentro da empresa. Além disso, conta com elevadores e acessórios que reduzem o gasto de energia dos equipamentos e também uma coleta seletiva semanal para que ocorra o correto descarte dos materiais.

Seja você também uma pessoa consciente!

Deixe uma resposta