Limpeza e higienização dos elevadores. Aprenda!

O coronavírus, decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como pandemia, nos deixa preocupados pela forma e a rapidez com que está se propagando. Em post anterior no blog, citamos algumas medidas preventivas para serem tomadas nos elevadores dos condomínios e prédios comerciais.

Pelo fato do alto poder de transmissão do coronavírus, principalmente em lugares fechados e com aglomerações, separamos algumas dicas de limpeza para serem aplicadas com maior frequência nos elevadores dos edifícios.

O vírus consegue sobreviver por dias em algumas superfícies específicas, como no plástico e no aço inoxidável. Por isso, recomendamos que a atenção na limpeza nos elevadores seja redobrada de maneira a não deixar rastros desse vírus.

Paredes, corrimões e botoeiras

Recomendamos que faça uma solução de detergente neutro com água morna e coloque em um borrifador. Em seguida, umedeça um pano com esse líquido e comece a passar em todo o equipamento.

Após esse processo, pegue um pano e umedeça-o com água limpa para retirar o excesso do último produto.

Por fim, com um pano seco, limpo e macio, passe retirando as possíveis manchas d’água que ficaram.

Espelhos e vidros

Para os espelhos, repita o mesmo processo acima. Entretanto, antes do início do procedimento, é preciso tirar o pó com um espanador ou um pano seco, evitando assim riscos e manchas após a limpeza.

Pisos

Para os pisos, pode ser utilizada a mesma solução de água e detergente neutro aplicada a um pano de chão (sem encharcar com o líquido). Após passar com um rodo essa solução, utilizar um pano seco para a finalização.

Para uma limpeza completa

Somente a limpeza acima já higieniza o equipamento e afasta o vírus, entretanto, caso queira a limpeza completa, ainda faltam a soleira e as luminárias.

No caso da soleira, é primordial que evite derrubar lixos e líquidos em seus vãos, pois isso pode prejudicar a abertura do elevador. Utilize aspirador de pó e um pano umedecido com sabão neutro diluído em água para fazer a limpeza. Enquanto nas luminárias, é ideal que utilize um espanador antes da limpeza do restante do equipamento para que caia as poeiras e as demais sujeiras.

O elevador contém muitos componentes elétricos, por isso, tome muito cuidado com água/ produtos líquidos dentro dele. Jamais leve baldes nem aplique com borrifadores o líquido direto no equipamento. Sempre utilize um pano umedecido para a limpeza a fim de fugir de acidentes.

Para finalizar, antes de utilizar o elevador, o síndico ou o zelador devem testar o equipamento para que possa verificar se está funcionando normalmente. Invista em tapetes para limpeza de pés nas entradas dos elevadores, isso ajuda na organização e na conservação da limpeza do mesmo.

#todoscontraocoronavirus #higienizacaoeaprevencao

1 comentário sobre “Limpeza e higienização dos elevadores. Aprenda!”

Deixe uma resposta