Dia Mundial do Consumidor

Você sabe por que existe o Dia do Consumidor? Ou melhor, como esta data foi criada e o que ela representa nos dias atuais?

O ex-presidente dos EUA, John Fitzgerald Kennedy, em 15 de março de 1962, realizou um discurso no congresso em prol dos direitos dos consumidores a fim de proteger os interesses dos cidadãos norte-americanos naquela época.

Fundamentando-se em quatro pilares: direito à segurança, direito à informação, direito à escolha e direito a ser ouvido, Kennedy apresentou ao mundo o discurso que até hoje são as premissas do Código de Defesa do Consumidor, qual reconhece a vulnerabilidade de todo consumidor perante o mercado de consumo.

Somente em 1985, 23 anos após este marco, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu a data como conhecemos hoje: o Dia Mundial do Consumidor.

Apesar da celebração ter surgido com a intenção de refletir e adotar boas práticas em relação ao consumo, com o tempo ela virou uma data comercial importante para o varejo.

Nos últimos anos, este evento comercial tomou tamanha proporção no Brasil que se tornou A Semana do Consumidor. E, tradicionalmente, já é conhecida por reunir as melhores ofertas e promoções, sendo quase uma Black Friday fora de época.

Aproveite os descontos, porém lembre-se sempre dos seus direitos como consumidor e toda a causa por detrás dessa data.

Feliz Dia Mundial do Consumidor!

Deixe uma resposta