Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher. Diferente das demais datas comemorativas, esta não foi criada pelo comércio com a máscara de homenagear as mulheres e presenteá-las, mas, sim, trazer à tona as raízes históricas sérias e profundas que há na bagagem do universo feminino .

Por muito tempo, as mulheres foram tidas como inferiores e incapazes de responderem por si próprias, sempre dependentes do pai, irmão ou marido. Entretanto, no início do século XX, esta mentalidade começou a se deteriorar de maneira que as mulheres começaram a reivindicar e exigir respeito e autonomia sobre suas vidas. Nesta época, houve intensas passeatas e protestos femininos por todo o mundo (o que não era visto com bons olhos pela sociedade) em busca de melhores condições trabalhistas, direitos a maternidade e ao voto, entre outros recursos e atividades que eram escassos ou proibidos a elas.

Em uma linha do tempo, consideram que o marco inicial para a celebração do Dia Internacional da Mulher, ocorreu em 26 de fevereiro de 1909, com a grande passeata das mulheres, em Nova York, contra a exploração da jornada de trabalho. Porém, somente em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data que conhecemos nos dias de hoje, de maneira a sempre relembrar as lutas travadas pelas mulheres por direitos e oportunidades igualitárias.

Embora ainda haja muita desigualdade, as mulheres, ano a ano, cativam seu espaço e tornam comum a todos sua liberdade e poder dentro da sociedade. Hoje, elas assumem grandes cargos e são chefes de família, o que há 100 anos atrás era inimaginável. E tudo isso foi conquistado de maneira suave, como uma viagem de elevador, mas realizado com tremenda capacidade e força!

Por isso, seja incentivadora, seja uma mulher que ajuda outras mulheres a alcançar um novo andar!

Feliz Dia Internacional das Mulheres!

Deixe uma resposta