03/12 – Dia Internacional do Portador de Deficiência

Conheça a importância dessa data

Dia 03 de Dezembro celebra-se o Dia Internacional do Portador de Deficiência que também é conhecido como Dia Mundial das Pessoas com Deficiência. A data engloba, de uma maneira geral, pessoas com algum tipo de deficiência, podendo ser física, mental, visual ou auditiva.

Essa data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma maneira de desenvolver os melhores métodos para garantir uma boa qualidade de vida e o mínimo de dignidade às pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência, proporcionando a elas seus direitos básicos como a inclusão na sociedade como um todo e a acessibilidade.

Segundo a própria ONU, pessoas com deficiências estão mais sujeitas a passarem por abusos e discriminações do que as demais e tudo isso começa na escola, pois, normalmente, a mesma não possui os recursos necessários para atender um portador, limitando essas pessoas quanto a socialização, o aprendizado, a entrada no mercado de trabalho, etc.

De acordo com a ONU, aproximadamente, 10% da população mundial é portadora de alguma deficiência, por isso, é preciso de uma atenção maior por parte dos governantes para conter o preconceito e incluir as pessoas com deficiência nas atividades normais à sociedade, reservando-as dos direitos e deveres assegurados a todos seres humanos.

Sendo assim, está claro que é fundamental que se criem ainda mais políticas que acolham melhor essa parcela da população.

No quesito acessibilidade, há vigente a Lei nº 13.146, de 2015 que confere a acessibilidade como “possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”.

Por isso, é muito importante que todos nós lembremos deste dia para reforçarmos a ideia de respeito a todos, afinal, somos iguais perante a sociedade e assim que deve ser.

Gostou? Deixe um comentário, uma sugestão ou compartilhe sua experiência

Deixe uma resposta