Por que é importante respeitar a capacidade de um elevador?

No dia a dia estamos imersos a tantas coisas, um fluxo enorme de informações passa por nós que é quase impossível absorver tudo que chega aos nossos olhos e ouvidos. Entretanto, quando se fala de SEGURANÇA é necessário que fiquemos atentos!

Já parou para pensar que podemos estar colocando nossa vida e dos outros em risco quando se trata de um elevador acima da sua capacidade de carga? Todo elevador possui esta máxima para se transportar, tanto que é obrigatório a existência de uma placa contendo essas especificações em qualquer equipamento de transporte vertical, mas sabemos que, muitas das vezes, a mesma é ignorada.

capacidade 600 kg
8 passageiros

Atualmente, há normas que regem a fabricação de elevadores do Brasil (NM 207; para elevadores com casa de máquina e NBR 16042; para elevadores sem casa de máquina). Cada passageiro, pela norma, corresponde a 75 quilos, ou seja, em um elevador com a capacidade para transportar oito passageiros, o limite máximo seria de 600 quilos.

O abuso do peso pode gerar riscos aos passageiros e prejuízos para o próprio elevador, como: gastos com manutenções e troca de peças sem terem cumprido seu tempo de vida útil estipulado.

Hoje existem elevadores modernos que possuem um sistema inteligente de balança, na qual o equipamento entende o sobrepeso e tecnicamente não funciona até que esteja dentro das especificações. Mas ainda são raros os empreendimentos e condomínios que possuem.

Evite o número excessivo de carga e preserve sua segurança. Além disso, não se esqueça da manter a manutenção do equipamento sempre em dia.

Gostou? Deixe um comentário, uma sugestão ou compartilhe sua experiência

Consulte a unidade VILLARTA mais próxima de você!

Clique aqui e fale conosco

Deixe uma resposta