Medo ou Fobia: conheça a diferença e aprenda como enfrentar.

Muitas pessoas confundem medo e fobia, mas há uma diferença crucial entre eles em que é possível identificar em qual nível está o temor da pessoa.

O medo é uma emoção importante ao ser humano pois evita que ocorra acidentes, erros, entre outras ações que possam causar algum dano. O medo está ligado a ansiedade excessiva, servindo como um sinal de alerta, mostrando que o sistema neurológico pode não estar adequadamente ajustado. Este apresenta alguns sintomas comuns como mal-estar e  pensamentos desconexos, mas apesar de tudo, a pessoa ainda é capaz de enfrentar a situação ou objeto.

Já a fobia é um sentimento irracional, que não se tem controle e que pode atrapalhar a vida cotidiana de alguma maneira. Esta impede que a pessoa tenha contato direto com o que te causa desconforto, havendo uma paralisia dos movimento, causando um prejuízo considerável em sua vida e transformando aquilo muito pior e ameaçador do que realmente é.

Normalmente este tipo de medo está relacionado à claustrofobia (medo de lugares fechados) e à agorafobia (medo de lugares em que o socorro é de difícil acesso). Por isso, o melhor método para se tratar uma fobia, e neste caso, de elevador, é o tratamento com o um psicólogo ou terapeuta, principalmente pelo recurso terapêutico chamado de hipnoterapia que é bastante indicado para esses casos.

Contudo, já existem dispositivos que amenizam a situação do medo e até mesmo da fobia, pois dão conforto ao saber que existem, como, por exemplo, o resgate automático que no caso de uma pane, direciona o elevador ao andar mais próximo, liberando os passageiros.

Lembrando que a Villarta Elevadores traz dicas de como amenizar esse medo e não é, propriamente, uma especialista no assunto de tratamentos contra o temor por elevadores. Por isso, procure sempre um profissional da área para ser tratado em busca de resultados eficazes e comprovados.

Gostou? Deixe um comentário, uma sugestão ou compartilhe sua experiência

Consulte a unidade VILLARTA mais próxima de você!

Clique aqui e fale conosco

Deixe uma resposta