Telefone

(12) 3627-7700

Clique aqui e encontre
uma unidade mais proxima

E-mail

contato@villarta.com.br

Blog

Blog

Acessibilidade é algo sério e todos deveriam saber

Autor: Francine Eustachio
Fonte: IBGE / Governo do Brasil

Acessibilidade no Brasil é algo sério e tem refletido no cotidiano das pessoas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país possui mais 45 milhões de brasileiros com qualquer tipo de deficiência.

Todos deveriam lembrar dos deficientes auditivos, visuais e físicos, além de crianças, gestantes e idosos, na hora do planejamento do empreendimento seria bacana pensar que não são só os cadeirantes que precisam de acessibilidade.

Claro não são todos os condomínios que possuem pessoas com deficiência, mas já pensou que um dia todos vão envelhecer ou vão necessitar de uma forma de acessibilidade? Tudo precisa ser pensado antes, pois para adaptar depois é mais complicado.

Segundo a ABNT 9050, o objetivo da norma é promover a acessibilidade no ambiente construído ou em construção, proporcionando condições de mobilidade e segurança, seja em áreas urbanas, em edifícios e transportes. Mas pra isso acontecer, desde o projeto deve ser conversado e organizado por toda a equipe como arquitetos, engenheiros e toda parte hidráulica.

Antigamente era um diferencial o local possuir acessibilidade, mas já é obrigado em vários estabelecimentos. Pois todos possuem direitos e deveres, e claro se locomover de maneira digna é um direito.

Mas não se esqueça, o projeto e instalação devem ser seguidos à risca pelas normas técnicas da ABNT, principalmente a 9050, que explica todas as edificações das obras em construção e das já terminadas. Permitindo a livre mobilidade do usuário, com qualquer tipo de deficiência.

Sabe os estacionamentos, garagens, banheiros, piscinas, halls, academias, elevadores, pousadas e shoppings? Todos esses ambientes de uso coletivo e outros que não citei, devem ser adaptados para portadores de deficiência.

Vamos nos conscientizar!

Precisando de plataformas e elevadores PNE? Entre em contato com a Elevadores Villarta (12) 3627-7700, temos a solução para seu empreendimento.

Compartilhar

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Todos os direitos reservados. Copyright © 2016 - Desenvolvido por