Telefone

(12) 3627-7700

Clique aqui e encontre
uma unidade mais proxima

E-mail

contato@villarta.com.br

Blog

Blog

Qual o papel do síndico?

Autor: Francine Eustachio

No passado era comum imaginar um síndico, aposentado com tempo livre para cuidar de todo o empreendimento, mas nos últimos anos o sindico virou um profissional, que recebe para administrar.

O mercado, além de estar em crescimento, tem pouca concorrência e claro possui algumas vantagens como: por ser uma profissão não regulamentada, não exige diploma, e o retorno financeiro pode ser uma boa.

Os síndicos são autônomos ou possuem pequenas empresa que prestam os serviços aos condomínios. Mas é aí que está a charada, você não precisa administrar somente um prédio, geralmente essas empresas ou autônomos costumam ter os ganhos mensais mais elevados pela quantidade e tipo de empreendimento.

Quando se trata de gastos, a busca por um profissional significa, um custo a mais para o prédio. Geralmente a opção fica por conta dos condomínios maiores, já os empreendimentos menores a única opção é o morador, pois a única coisa que ele recebe é o abatimento da taxa de condomínio, favorecendo assim os condôminos.

Ser sindico parece ser fácil não é mesmo? Mas não é bem assim que funciona. Se comunica, ser organizado, ter facilidades com finanças e claro e não o menos importante gostar de aprender e se atualizar das novas tecnologias do mercado. Juntar tudo isso, não parece trabalhoso, mas pare e pense administrar um condomínio com 50 famílias, ouvir reclamações, procurar empresas, fazer pagamento e manter tudo organizado, não deve ser nada fácil.

Além disso, existem exigências que devem ser cumpridas e estão descritas na lei, vamos conhecer algumas?

  • Você sabia que o sindico é quem responde cível e criminalmente pelo condomínio, caso ocorra qualquer problema? Pois é, que responsabilidade.
  • Não é só conversinha de corredor que ajuda em algo, mas sim assembleias para esclarecimentos e votações de melhorias.
  • Cobrar os condôminos pode ser complicado, porque cada um sabe da sua obrigação, mas não deixe de cobrar o combinado não sai caro!
  • Assembleia não funciona só para votação ou esclarecimentos, ela também serve para prestar contas, seja quando for exigido. Então quer uma dica? Seja organizado!
  • Lembra da parte “ter afinidade com finanças”? Então é sempre necessário trabalhar com orçamentos e claro realizar relatórios de gastos mensais
  • Informar sempre os problemas, seja judiciais ou administrativos
  • Sabe os elevadores? Eles precisam de contrato de manutenção, então fique ligado!
  • Ainda nos elevadores, em caso de pane não tente socorrer sozinho os passageiros, além de ser perigoso, qualquer coisa que venha a acontecer, quem responde criminalmente é você SÍNDICO. (por isso é necessário a manutenção)

Ainda pensa em ser sindico? Agora parece ser complicado não é mesmo? Mas o que não é no começo? Tudo se aprende!

A Elevadores Villarta além de trabalhar com equipamentos de elevação, também trabalha com manutenções e modernizações de elevadores, plataformas, escadas rolantes e esteiras. Sendo uma das empresas mais completas em nível nacional.

Precisando de orçamentos? Entre em contato conosco pelo (12) 3627-7700

 

 

 

Compartilhar

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Todos os direitos reservados. Copyright © 2016 - Desenvolvido por