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Alô síndico? tudo que você precisa saber sobre manutenção

Autor: Francine Eustachio

Todos deveriam saber a importância da manutenção em elevadores, inclusive os síndicos e zeladores. Mas é um pouco mais complicado do que imaginamos. Conhecer elevadores não é tão simples como parece, pois, ele serve para transportar pessoas e todo cuidado é pouco.

A Villarta Elevadores está aqui para te informar e ensinar pelo menos o básico da manutenção, que deve ser feita em todos os empreendimentos, inclusive nos condomínios.

Listamos seis esclarecimentos, hoje em especial para nossos síndicos, que auxiliam cada canto do condomínio.

1- Contratação obrigatória?

É obrigatório a contratação de uma empresa especializada nos serviços de manutenção preventiva. Ainda mais se tratando de condomínios, os síndicos podem ser penalizados, caso as normas de segurança estejam irregulares ou caso ocorra algum acidente fatal. Fique esperto, segurança é primordial!

 

2- Importância de priorizar as manutenções

Toda manutenção é importante, pois preserva a vida e a segurança dos usuários. É dever do sindico administrar e sinalizar os riscos que os equipamentos podem apresentar, evitando acidentes. É essencial um serviço de boa qualidade, pois é importante para a segurança dos usuários, seja moradores ou visitantes, todos merecem a mesma atenção. Antes de contratar uma empresa de serviços de manutenção, pesquise todas as referências, mas não se esqueça, em hipótese alguma deixe os equipamentos sem manutenção.

 

3-  Obrigações do contrato de manutenção

Selecionamos os principais serviços que precisam realmente ser considerados como:

  • Chamados de emergência

Todos os equipamentos possuem vida útil, mas sabemos que algumas falhas podem acontecer, sendo assim  é preciso ser feito o reparo urgente. E é por isso que na maioria das empresas a manutenção possui um suporte 24h.

  • Reparos

Quando as visitas ou os chamados de emergências acontecem, existe a necessidade da troca de peças ou algum reparo especifico, do qual necessita a troca do objeto. Sendo assim existem dois tipos de conservação, onde no contrato já consta “com peças”, sendo feito sem custo adicional e outro aonde a compra de peças é feita a parte pelo condomínio.

  • Visita preventiva

Ela é obrigatória por lei, para evitar transtornos e diminuir riscos de acidentes, que podem ser fatais. A Manutenção Preventiva, é apenas uma manutenção básica de todo o equipamento, no qual inclui limpeza, lubrificação, ajustes e testes de funcionamento, trazendo segurança para o usuário.

  • Ocorrências

O prestador de serviços e o condomínio devem documentar todos os serviços solicitados e atendidos, como por exemplos reparos. Geralmente o melhor jeito de documentar é utilizando um livro para registrar tudo e descrever muito bem, para evitar duvidas e reclamações futuras.

  • Inspeção Anual

Você conhece o RIA (Relatório de Inspeção Anual)? Ele é um documento fundamental e obrigatório por lei. O prestador de serviços deve vasculhar realmente todas as peças do equipamento e relatar tudo, que está faltando e que precise de troca. Tudo isso é assinado pelo engenheiro responsável e será fornecido para o órgão responsável por fiscalizar o condomínio.

 

4- É tão importante fiscalizar o serviço da empresa?

Claro que é! Para verificar se a empresa está fazendo um bom serviço, é necessário fiscalizar. Quando a manutenção não está em dia, os problemas começam a aparecer. O maior problema é deixar o elevador inoperante, trazendo transtornos e estresse para todos os usuários, afinal ele paga por aquilo e quer utiliza-lo.

 

5- Existe a possibilidade de fiscalizar a manutenção da empresa?

Existem vários jeitos e um deles é sempre se manter atualizado de tudo que ocorre com o equipamento. Os síndicos, zeladores e condôminos podem sempre que for necessário, ver o que está ocorrendo e como está sendo feita essa manutenção. Uma outra alternativa também, é contratar um profissional para analisar o prédio em si e direcionar o que o condomínio pode fazer.

 

6- Passageiros presos no elevador

Não vai ser a primeira e nem a última vez, que um usuário acaba ficando preso no equipamento, então resolvemos listar alguns cuidados essenciais para os passageiros e para os síndicos:

Passageiros:

  • Peça ajuda, mas com segurança. Utilize sempre o botão de alarme e interfone imediatamente
  • Não force as portas, nunca saia por conta própria
  • Mantenha a calma e espere ajuda
  • Ventilação existe dentro dos elevadores, fique tranquilo

Síndicos:

  • Chamar imediatamente a empresa de manutenção ou o Corpo de Bombeiros
  • Você NÃO é habilitado para executar esse serviço, aguarde ajuda!
  • Em caso de incêndio, não utilize elevadores. Use as escadas.

 

Em caso de dúvidas entre em contato com a Elevadores Villarta (12) 3627-7700, teremos o prazer em te atender.

 

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